Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim das Delícias



Sexta-feira, 06.06.14

'erótica é a alma' - Rubem Alves

 

Rubem Alves  Não foi à toa que Adélia Prado disse que 'erótica é a alma'

 

 

 

   (Peter Greenaway)

   "Não foi à toa que Adélia Prado disse que 'erótica é a alma'. Enganam-se aqueles que pensam que erótico é o corpo. O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele. A erótica não caminha segundo as direções da carne. Ela vive nos interstícios das palavras. Não existe amor que resista a um corpo vazio de fantasias. Um corpo vazio de fantasias é um instrumento mudo, do qual não sai melodia alguma. Por isso, Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: 'continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?”

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Augusta Clara às 18:00


7 comentários

De Beatriz Santos a 07.06.2014 às 11:28

Nietzshe estava certo, embora tenha feito tábua rasa de tanto pormenor que existe; desculpa-se, nunca casou. E, neste aspecto, viveu sempre mais da palavras que de outra coisa .

Se dermos à expressão "erotização da palavra" o sentido que talvez não tenha, e que dá pelo nome de convergência de interesses, geradora de conversas interessantes...concordo. E no entanto conheço gente que pouco converge e tem uma base qualquer que desconheço a cimentar um quotidiano interessante. E que não há-de ser do corpo que a velhice se vai encarregando de levar, na proporção directa de instalar-se de dentro para fora em cada homem. A pele e seus ademanes são apenas sinais exteriores da quebra interna, do cansaço e lentidão dos órgãos, da incomensurável incapacidade celular para a regeneração que nos assola paulatina, à medida que os dias vão pesando.

Mas podemos ter uma alma leve, sim. Infantil quase. Erótica porque lhe interessa o mundo e continua a desejá-lo à medida que os desejos do corpo se vão tornando cada vez mais irrisórios. A natureza. Um deus. A providência. O acaso inteligente. Seja quem seja, faz tudo muito bem feito.

É aproveitar do que existe. Dizia a freirinha de Música no Coração, "quando deus fecha uma porta abre sempre uma janela. Mas as janelas vão-se tornando frestas. Até ficar só o escuro e nele desaparecermos. Parece-me bem este despojamento progressivo. Como nos mitos da renovação, vamos despindo as várias peles. No sentido inverso. Para ficarmos sem nada. Se lá cheguemos.

Parece dramático. E não. Chama-se envelhecer. Tem suas alegrias o que não obsta que seja a fase mais dolorosa do viver do corpo. Havendo um espírito que voe e ainda saltite...fica mais fácil.
BFS

De Augusta Clara a 07.06.2014 às 18:20

Pois eu não acho que o erotismo tenha a ver com ser ou não ser, ter ou não ter casado e vive, de facto mais na cabeça do que no resto do corpo que por ela, e pelo que nela se passa, é arrastado.
Confrange-me que muita gente, e não me estou a referir a si evidentemente, confunda tão grosseiramente erotismo com o puro acto sexual. Daí que venha por arrasto o casamento, a grande actividade e até libertinagem neste campo.
Concordo perfeitamente com este texto e não sei, nem me interessa, qual o estatuto da Adélia Prado e do Rubem Alves.
"O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele". Precisamente! E isso não tem a ver com idade nem com conjugalidade. A meu ver, é muito mais complexo e mais belo.

De Beatriz Santos a 08.06.2014 às 22:10

ah, ah, ah...como interpretar é dar um sentido outro do que quisemos dizer! - e pensamos que dissemos.

Permito-me lembrar-lhe que quem falou em casamento foi Nietzshe. Segundo o texto, havia uma pergunta a fazer antes de casar. O que eu quis dizer foi que, antes de casar, há mais coisas, não sei se são perguntas, mas há. Porém, por não ter casado...cingiu-se a essa (ele). Acho que o filósofo não casou porque não sabia responder. Ninguém sabe. Ainda que se pergunte, não se sabe imaginar o que a vida nos transforma em 30 anos:))

Não estudei nem li sobre o erotismo, o tema não me interessa o suficiente. Para mim é uma espécie de interesse a crescer, gosto em estar com, desejo de quem se gosta...e se isto tem a ver com conjugalidade? pode que sim, seria bom e desejável que também existisse nela. Mas a amplitude é muito maior, é uma habilidade humana, julgo eu. O acto sexual em si mesmo, despido de algum sentimento, nada tem de erótico, mas não me apetece pensar em coisas menos boas. Desconheço erotismos que se cingem a alma/mente, ainda que desse um jeitão; porém, todas moram num corpo e nem que seja por arrasto gostamos dele, erotizamo-lo:).

A que propósito a conversa do estatuto?!
As ideias discutem-se se valem a pena e a gente tem um tempinho para pensar nelas. Estou-me pouco lixando para esses dois. Se os discuti é que tinham interesse.

É muito difícil pensar em erotismo com doenças, incapacidades e outras coisas que agora não me lembro mas assolam a velhice.

De Augusta Clara a 08.06.2014 às 23:19

Está bem, Beatriz :) Também não escrevi nenhuma tese sobre o assunto. São só reflexões minhas.
Mas olhe que o Nietzshe teve por lá a Lou Andreas-Salomé que não era uma mulher exclusivamente teórica. A irmã do filósofo chegou a acusá-la de ter dado com ele em maluco.

De Beatriz Santos a 09.06.2014 às 17:22

Lou era uma mulher com sorte dupla: muito inteligente e bastante bonita. Ainda hei-de ler a vida dela. Tinha pendor filosófico e não se acanhava de discutir ideias fosse com quem fosse. Parece que, talvez tb por isso, trouxe alguns filósofos à arreata.

Se alguém enlouquece de desgosto amoroso é que de si mesmo já tem queda para a maluqueira. A irmã de Nietzshe era decerto maluca. E o irmão idem. Loucura de diversa natureza; nele frutificou, nela era vazia. Acontece:)

Sem ter lido pormenores, creio que Lou Salomé foi uma aura no mundo de Nietzshe (apesar do mal que disse das mulheres, o palerma).

De Augusta Clara a 09.06.2014 às 17:42

Teve um peso grande na vida dele. O Rilke foi outro apaixonado por ela, com quem manteve um prolongado relacionamento. E trabalhou com o Freud. Foi uma mulher fora do comum.
O mais autobiográfico que conheço intitula-se "Um Olhar Para Trás" que a Relógio d'Água publicou há já bastante tempo. Talvez o encontre na Feira do Livro. Gostei muito.

De Beatriz Santos a 10.06.2014 às 11:01

Obrigada:) vem mesmo mesmo a propósito. Ainda lá não passei. Vai para a lista:))
E Bom Feriado

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Porto é melhor que Benfica, isto é uma prova clara

  • SOL da Esteva

    Magnífica verdade,"[...] que viver dos outros impl...

  • Inês

    Obrigada! Texto maravilhoso a ler e reler! Desde p...

  • lucindaduarte

    Muito interessante este texto do Raul Brandão. Que...

  • Augusta Clara

    Desculpe, mas isto é demasiado grande para ser o c...


Links

Artes, Letras e Ciências

Culinária

Editoras

Filmes

Jornais e Revistas

Política e Sociedade

Revistas e suplementos literários e científicos