Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jardim das Delícias



Terça-feira, 19.08.14

Ataques de Obama no Iraque são “desumana cortina de fumo” - Charles Hussain, Beirute

http://www.jornalistassemfronteiras.com/

 

Charles Hussain, Beirute  Ataques de Obama no Iraque são “desumana cortina de fumo”

 

 

 

11 de Agosto de 2014

 

   Os Estados Unidos e o Reino Unido voltaram a atacar militarmente no Iraque mas entre os objectivos proclamados pelos seus dirigentes não está o de impedir a divisão do país, realçam fontes diplomáticas em Beirute e Bagdade.
Contactado telefonicamente a partir da capital libanesa, um deputado laico do Parlamento iraquiano declarou que as medidas adoptadas nos últimos dias pela Administração norte-americana em relação ao Iraque “ilustram a deriva em que se encontram o presidente Obama e alguns dos seus aliados no Médio Oriente”.
A mesma fonte lamentou que “a inquietação de dirigentes ocidentais com o martírio da minoria religiosa yezidi às mãos do Exército Islâmico não passe de um show off pretensamente humanitário que chega com atraso e ignora localmente outros martírios, como os de cristãos iraquianos crucificados em massa, sem falar já na conivência de Washington com o massacre de seres humanos que prossegue em Gaza”.
“Os ataques americanos são localizados e, pela forma como decorrem, não causam qualquer perturbação à implantação do Exército Islâmico no centro-norte do Iraque e nordeste da Síria, apenas afectam conjunturalmente o seu poder em zonas em redor de Mossul”, revela o mesmo deputado. “Ou seja”, deduz, “não é a divisão do Iraque que preocupa o presidente Obama; o que o incomoda é um acontecimento que pode afectar a desejada participação curda na formação de um governo em Bagdade”.
A minoria religiosa yezidi rege-se por convicções ancestrais em que se conjugam princípios pré-cristãos de origem persa e de várias outras religiões monoteístas. A sua base étnica é curda e o facto de os massacres cometidos pelos fundamentalistas radicais do Estado Islâmico no seio dessa comunidade terem tido uma resposta no mundo anglo-saxónico que não existiu noutras situações idênticas deve-se à perturbação que causou nas relações entre os dirigentes curdos iraquianos e o Estado Islâmico, que têm sido de compreensão e partilha territorial entre ambas as partes.
“É a hipocrisia do costume”, afirma em Beirute um dignitário cristão maronita, o padre Salman Bustros. “As operações em defesa dos direitos humanos variam segundo as conveniências de momento dos senhores dos exércitos. Os irmãos yezidis merecem-me tanto respeito como os irmãos cristãos ou os de Gaza que sofrem martírios, por isso esta maneira  de agir americana e inglesa é, no mínimo, repugnante”, acrescentou.
Entre diplomatas europeus em serviço em Beirute, designadamente franceses e alemães, as recentes medidas tomadas por Obama em relação ao Iraque, e que são “para se prolongar”, têm cada vez mais “o aspecto de uma desumana cortina de fumo para desviar as atenções internas e aliadas do que está a passar-se em Gaza”, segundo um funcionário da Embaixada francesa. “Desde o início do avanço do Exército Islâmico no Iraque que Obama tem afirmado que todas as opções estão em aberto, não devendo ir além de ataque aéreos localizados”, lembrou. “Porque não os usou então para conter o avanço e os faz agora, transformando mais uma tragédia humanitária num simples pretexto que não invocou em situações anteriores idênticas? Recordo que quando os terroristas islâmicos começaram a avançar no Iraque praticaram fuzilamentos em massa de centenas de pessoas, enterradas logo em valas comuns, massacres aliás testemunhados em imagens que correram mundo, perante a inércia de Washington”.
Um adido da Embaixada alemã, que solicitou o anonimato, sublinhou de modo muito crítico a declaração da senadora democrata e chefe da Comissão de Espionagem do Senado, Dianne Feinstein, segundo a qual os ataques contra o Estado Islâmico se fazem agora porque o “grupo representa uma ameaça na nossa rectaguarda”. “Estes são os argumentos que deviam ficar guardados na cabeça de quem os pensou, porque desacreditam qualquer estratégia e as verdadeiras intenções de quem deveria levar a sério a função de defender vidas humanas”, lamentou o diplomata alemão. “Afinal”, acrescentou, “o Estado Islâmico é para os dirigentes dos Estados Unidos da América uma ameaça à sua rectaguarda e, ao mesmo tempo, um aliado na Síria e, quem sabe, no desmantelamento do Iraque”.

Charles Hussain, Beirute

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Augusta Clara às 08:00




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Porto é melhor que Benfica, isto é uma prova clara

  • SOL da Esteva

    Magnífica verdade,"[...] que viver dos outros impl...

  • Inês

    Obrigada! Texto maravilhoso a ler e reler! Desde p...

  • lucindaduarte

    Muito interessante este texto do Raul Brandão. Que...

  • Augusta Clara

    Desculpe, mas isto é demasiado grande para ser o c...


Links

Artes, Letras e Ciências

Culinária

Editoras

Filmes

Jornais e Revistas

Política e Sociedade

Revistas e suplementos literários e científicos