Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim das Delícias



Quinta-feira, 30.04.15

Menina de 12 anos… - Carlos Esperança

o balanço das folhas.jpg

 

Carlos Esperança  Menina de 12 anos…

 

carlos esperança.png

 

 

   Há notícias que nos oprimem entre o nojo e a indignação. Esquecemos o drama de 5 mil mortos e o desespero dos sobreviventes do Nepal, vítimas da fúria de um vulcão, os 700 mortos de muitos milhares, no Mediterrâneo, à espera de chegarem a terra, tragédias que a comunicação social nos serve diariamente, como se o nosso sofrimento pudesse aliviar as vítimas que exibem e nos comovem.A menina de 12 anos, grávida do padrasto que dela abusava desde os 6 e a violava desde os 10, internada no Hospital de Santa Maria, traz no ventre cinco meses da gravidez que ignorava e, entre a ética e a lei, sofre a adversidade de quem nunca foi menina e a quem a felicidade está vedada.

Esta é uma situação em que não gostaria de ser médico, juiz ou membro da comissão de ética do hospital, onde não importa a exegese da lei porque, na pungência deste drama, é irrelevante a jurisprudência para quem o lacera a dúvida sobre qualquer decisão.

Há nesta tragédia, onde a pobreza e a sordidez se juntam, uma criança que gera outra na ignorância do corpo que nunca foi seu, na infância que lhe roubaram. Há na injustiça da criança em formação, a reprodução do martírio de quem nasce de gente errada, quiçá na cumplicidade materna e nos odores a álcool do padrasto que roubou a inocência a quem não se apercebeu de a ter perdido.

Eu, que julgo ter direito a uma opinião, em cada circunstância, sinto-me um náufrago à deriva sem saber que boia lançar às crianças que nunca tiveram pai nem mãe, filhas dos acasos da vida e da desdita dos pobres.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Augusta Clara às 10:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes


Links

Artes, Letras e Ciências

Culinária

Editoras

Filmes

Jornais e Revistas

Política e Sociedade

Revistas e suplementos literários e científicos