Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardim das Delícias



Quinta-feira, 26.09.19

O crime global às costas de uma miúda - Augusta Clara de Matos

  

eu6 (2).jpg

 

   Como é possível que pessoas inteligentes invectivem quem se manifesta contra a situação a que está a ser levada uma miúda de 16 anos a quem deixam acreditar que tem a responsabilidade do mundo às costas?

São pais? Sabem o que significa ter 16 anos? Em que etapa de desenvolvimento se encontra uma pessoa com essa idade? Lembram-se, os mais velhos de nós, que idades tinham os jovens que se envolveram nas lutas contra o regime salazarista? Eram quase todos universitários, já tinham ultrapassado a adolescência. Os outros só mais tarde chegavam a essas contendas. Imagine-se agora que a idade adulta leva mais tempo a atingir!

A imagem de Greta Thunberg a discursar na ONU assusta-me porque me põe perante alguém em estado de puro terror e desconcerto mediante o exacerbar de uma situação que ela não tem maturidade para entender na sua origem e na sua complexidade e contra a qual nada pode. A expressão de ódio generalizado com o dedo apontado a “vocês” é inconsequente porque lha deixam ser, convém que seja. Terá ela consciência de a quem se está a dirigir? Não acredito. Aquele “vocês” generalizado pouco importa – não somos todos igualmente responsáveis nem poderosos - num fórum onde um fascista imbecil como Bolsonaro foi debitar as mais vis palavras. Qual é, então, a preocupação da ONU com esta escandalosa imparcialidade?

O que sabe esta miúda sobre a teia de aranha mundial que envolveu as nossas vidas e de que será difícil escapar sem o profundo comprometimento das organizações internacionais, de todos os governos e de todos os políticos, todos, em todos os países?

Porque não dão a cara e uma igual e permanente repercussão aos cientistas que estão fartos de explicar os processos ambientais a acontecer, as suas causas e o modo de as combater? A menorização do conhecimento e o desrespeito pela ciência é um dos cancros mais mortais dos nossos dias a que os poderes estão a fechar os olhos.

É auspicioso que as novas gerações se manifestem, que vão desenvolvendo os seus conhecimentos e aumentando as suas exigências. Mas que nenhuma, nem uma só criança seja cinicamente erigida como mártir no altar da falsa justiça onde os criminosos continuam sem remorsos a engolir a hóstia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Augusta Clara às 19:18


4 comentários

De Augusta Clara a 26.09.2019 às 19:23

Carlos Leça da Veiga: Felicito-te. A criação dum clima de terrorismo com o envolvimento duma criança só prejudica a agressão continuada ao meio ambiente sem que seja ouvida uma simples palavra sobre o agressor. O capitalismo, para mais na actual formatação neoliberal, nunca aparece como o máximo responsável. Abração amigo do CLV

De Anónimo a 27.09.2019 às 16:58

É muito importante a tua reacção, também ela legitimada pela tua formação científica. É um alerta para todos e muito particularmente para os mais incautos que se deixam levar por sentimentalismos mediáticos. Um beijinho.

De Anónimo a 27.09.2019 às 16:59

Esqueci-me de assinar.
Eva Cruz

De Anónimo a 27.09.2019 às 20:55

Obrigada pelo teu cometário, Eva. Estava a preparar-me para perguntar, tipo "Frei Luís de Sousa": Quem és tu anónimo? :)

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Porto é melhor que Benfica, isto é uma prova clara

  • SOL da Esteva

    Magnífica verdade,"[...] que viver dos outros impl...

  • Inês

    Obrigada! Texto maravilhoso a ler e reler! Desde p...

  • lucindaduarte

    Muito interessante este texto do Raul Brandão. Que...

  • Augusta Clara

    Desculpe, mas isto é demasiado grande para ser o c...


Links

Artes, Letras e Ciências

Culinária

Editoras

Filmes

Jornais e Revistas

Política e Sociedade

Revistas e suplementos literários e científicos